quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dia sem carro


Ontem foi o dia mundial sem carro. Que piada! O que se viu foi engarrafamentos por toda a parte, não só em Porto Alegre, mas em diversas capitais brasileiras.
É difícil querer mesmo que as pessoas deixem o carro na garagem com esse transporte público deficitário, pelo menos em Porto Alegre.
Para mim que moro na Zona Sul é um transtorno pegar ônibus ou lotação em determinados horários de pico, pois há número reduzido dessses veículos, passando totalmente lotados, sendo que a lotação, como todos sabem, quando passa lotada, nem pára. Para certos bairros, é preciso pegar duas conduções, sem contar com o tempo que se leva, geralmente em dobro daquele utilizando um carro. Isso sem falar na falta de informação acerca de qual condução tomar. É preciso uma pesquisa prévia na internet, pois as paradas não contam com mapas informativos das linhas.
Outras alternativas apontadas no site do Greenpeace (http://www.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/dia-mundial-sem-carros)é o uso de bicicleta ou da carona solidária. Bom, com o reduzido número de ciclovias existentes e o desrespeito dos motoristas, seria o mesmo que pedir para colocar a vida em risco. Já a carona solidária, parece mais viável, mas depende de haver a concidência de mais pessoas na casa ou no prédio fazer o mesmo itinerário. De qualquer modo, o site sugere o uso do cartaz acima nos prédios para facilitar que as pessoas se contatem para as caronas.
Diante desse quadro, seria pedir muito que a população colaborasse deixando o carro na garagem. Quem sabe com essa história da Copa aqui em Porto Alegre, as autoridades atentem para isso e promovam um transporte público mais efetivo e que atenda os anseios da população, contribuindo também com o meio ambiente pela redução de gases tóxicos causada pelo fluxo de automóveis.

Nenhum comentário: