sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Dias nublados e o humor


(foto de Gustavo Barreto)

Chega o inverno e com ele a sequência de dias frios, chuvosos, nublados, cinza. O inverno altera os hábitos e nos mantém dentro de casa por mais tempo. A quantidade de roupa é inversamente proporcional às opções de lazer ao ar livre. E para ajudar, ainda, a nova gripe.
Seríamos nós, gaúchos, a exemplo dos ingleses, mais mal-humorados por causa do clima? A Letícia Wierzchowski escreveu outro dia uma crônica sobre a timidez dos gaúchos, e comparou a nossa fila de cinema com a dos cariocas. Lá, carioca não tem conhecido, em cinco minutos todos são amigos. Aqui, é cada um na sua. As pessoas evitam de se olhar, quanto mais se cumprimentar.
É claro que o clima tem influência direta sobre nosso humor. Basta ver o que acontece com as pessoas quando começa a esquentar, as camadas de roupa diminuem e iniciam as debandadas ao litoral. Ficamos até mais sociáveis. Os parques e ruas lotam, as pessoas querem um lugar ao sol e talvez isso explique a nossa obsessão pelo astro-rei, levando-nos a horas e horas torrando em busca da cor perfeita. Afinal são só três meses de verão. Em contrapartida, quem já passou pelo ritual de tirar a roupa num banheiro gelado, para tomar banho no inverno, sabe que a cara fechada do gaúcho não é à toa.
Os que têm calor todo dia e andam com pouca roupa não entendem muito bem essa nossa obsessão pelo sol. Meus amigos que moram no nordeste têm pele mais clara que a minha. A praia é lugar de encontro, petiscos, cervejinha e ... guarda-sol. Se tiver se torrando no sol, pode contar que é turista. O povo local é naturalmente simpático, alegre, descontraído.
Mas o inverno tem vantagens que só ele traz: comer foundie, pinhão, tomar quentão, chocolate quente, cerveja bock, um vinho na frente da lareira. Usar botas, luvas, cachecol, casacões, ficamos tão elegantes. Demorar mais tempo na cama, assistir um filme, dormir de endredom, pijama felpudo, enfim, inverno é aconchego.
Temos nosso charme!


A crônica acima foi publicada (com cortes de edição) no blog do ZH Moinhos de hoje:

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tp=§ion=Blogs&blog=455&tipo=1&coldir=1&topo=3951.dwt

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Ângela, concordo com tudo... tem muita coisa boa no inverno. Assim como em todas as estações. Por isso vivi dizendo que moro no lugar perfeito, com clima temperado para nunca ficar enjoada das opções. Quando começa a incomodar, já é hora de mudar de estação :-)
PS:Adorei a crônica!

Angela Dal Pos - Morena de Pintas disse...

Oi Cacau. Também acho bom as quatro estações. Só o inverno podia ser menos rigoroso rsrs.
Não se pode ter tudo né?