segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Lost

Cheguei a Washington há três dias, mas ainda não tenho muita noção do lugar em que me encontro ou de seu tamanho. Na verdade, moro numa cidade nos seus arredores, chamada Alexandria. Por enquanto, conheço a extensão da linha de ônibus que vai de minha casa à estação de metrô (King Station) e desta até a Univerdidade George Washington.
Dá uma sensação estranha essa de não saber direito onde se está e de como as coisas funcionam. É uma descoberta a cada tanto.
Diria que é a mesma sensação que sinto quando entro no supermercado próximo a minha casa. Não pensei que existissem tantas marcas de cada coisa (para que vinte marcas de água mineral? Até onde eu saiba, água é água; por outro lado, não se encontra uma marca sequer de água com gás, que eu adoro, para minha infelicidade).
Os americanos são especialistas em comidas prontas para levar -nesse supermercado tem desde sushi e frango assado até sopa enlatada-, enfim tudo que se possa imaginar para facilitar a vida na cozinha.
Eu sei, no Brasil também temos essas coisa, porém, em tamanha variedade, acho que nunca vi.
Só que tem um problema. Há tanta coisa, tanta diversidade, que você perde um tempão tentando descobrir o que é e escolher uma das opções disponíveis. Dá um trabalho enorme comparar preço, quantidade, quando há tantas marcas da mesma coisa.
Ontem fiquei mais de uma hora no supermercado para comprar meia dúzia de coisas. Eu não sei se o povo já está acostumado e vai direto no que procura. Eu fico lá horas e ainda tem coisas que não tenho nem idéia do que sejam.
Então me pergunto se vale a pena ter tanta variedade assim pelo tempo que demanda a ida ou mercado. Juro que preferia que tivesse duas ou três marcas e pronto. O tempo que se ganha não tendo que cozinhar, perde-se catando as coisas nos corredores . E o sentimento de estar comprando “gato por lebre” parece inevitável.
Ainda é cedo para dizer, mas acho que tanta diversidade acaba atrasando a vida da gente. Melhor dominar o lugar onde se esta e saber os corredores do supermercado de cor, com seu conteúdo. O desconhecido só me diverte até certo limite.
Pretendo comprar um guia de Washington urgentemente e resolver meu problema de localização. Quanto às comprar, bem, ou compro sempre as mesmas coisas que já experimentei e sei mais ou menos onde estão para não perder tempo ou... lá se vão mais algumas horas em pesquisa e exercício de inglês tentando decifrar todos aqueles rótulos e do que se trata. NO WAY!!!
(escrito em 24/08/07)

Nenhum comentário: