Compartilho texto de uma reflexão que tive durante o curso em Roma e que foi reforçada com o evento do Murilo Gun em São Paulo: a importância das conexões.
Insights no Campus da Tor Vergata
Eu estava em Roma fazendo um curso sobre máfia e crime organizado com membros do Ministério Público estadual e federal, magistrados, e outros integrantes de carreiras jurídicas.
Numa manhã dessas, acordei e fui correr antes da aula. Dica pra conseguir acordar cedo, deixar a persiana levemente aberta porque a luz da manhã ajuda seu cérebro a entender que ele precisa acordar.
Tive dois insights durante a corrida. Aliás, fazer exercícios é uma forma de oxigenar o cérebro e permitir que ideias surjam. Pois bem. Lembrei da aula que tratou sobre as características das organizações mafiosas, dentre elas o capital social, isto é, a capacidade que seus membros têm de fazer relações e contatos com pessoas da sociedade para viabilizar suas operações. E me ocorreu que é essa característica que nos dará a possibilidade de vencer a criminalidade, ou pelo menos lutar de forma mais igual, precisamos aumentar nossas relações e trocas de experiências, pois serão os nossos contatos e colaborações que nos permitirão fazer conexões e nos antecipar às ações das organizações criminosas, seja na prevenção ou na repressão. E então, olhando para mim e os demais, no curso em Roma, dei-me conta de que nesses eventos (aulas, simpósios, congressos), temos a oportunidade ímpar de fazer essas conexões, conversando e conhecendo colegas do Brasil todo, no entanto, muitos de nós preferem ficar na sua zona de conforto e conversar com os colegas que já conhece, do seu próprio estado. Fica aqui o desafio, que lancei na oportunidade, para que tentássemos conversar com um colega novo por dia. Percebam que essa é a graça de fazer um curso presencial, pois do contrário, melhor assistir a uma vídeo-aula no conforto da sua casa, concordam? Isso vale também para as relações em geral, de trabalho ou pessoais: conversar com uma pessoa diferente por dia aumenta o networking e nos dá, no mínimo, chances de aprendizado, pois todo mundo tem algo a ensinar.
O outro insight tem a ver com um assunto que tenho estudado muito em razão de eu gostar de escrever, que é a criatividade. Há algum tempo tenho percebido que desenvolver o olhar criativo é algo que vai nos ajudar a resolver problemas em todas as áreas, pois nos permite estarmos abertos ao novo, olhar o mundo sem preconceito, e, principalmente, fazer conexões de ideias já existentes, criando uma resposta nova que vai resolver um problema nosso. Sobre esse assunto, dei uma aula no CEAF/RS, sobre Criatividade para a solução de problemas num mundo em constante mudança. Coloco o link ao final para quem tiver interesse.
Se pararmos para pensar, os criminosos são cada vez mais criativos. E nós operadores do direito estamos querendo dar as mesmas respostas antigas para problemas novos. A tecnologia acelerou tudo e se quisermos ter um resultado efetivo no nosso trabalho, temos que antecipar tendências, desenvolver um olhar inovador, adotar práticas novas, para encontrarmos soluções e respostas diferentes. E estas virão da combinação das ideias e práticas que alguns já fazem com as ideias e práticas de outros. Com isso em mente, lancei um desafio número 2, da elaboração de um banco nacional de boas práticas para a troca de experiências e criação de novas soluções no âmbito das carreiras jurídicas (se já existe, me.avisem que gostaria de participar). Falo em carreiras jurídicas por ser a área dos participantes do curso, mas vale para outras atividades. Tudo é repertório que pode inspirar modelos inéditos de procedimentos.
Enfim, alguns pensamentos que me ocorreram e que achei útil compartilhar para gerar valor e inspirar
Dica final: para quem é tímido como eu e não sabe como se abrir para conhecer alguém, um sorriso abre portas, assim como o interesse genuíno pela pessoa e pelo que ela faz. Já diria Carnegie, "as pessoas gostam de falar de si", permita que isso aconteça e já terá um grande avanço no caminho das relações pessoais.
Link da aula sobre criatividade
https://youtu.be/gykm9tBGPb8
Nenhum comentário:
Postar um comentário