sábado, 28 de agosto de 2010

Sobre novelas, filmes e literatura

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, já dizia Lavoisier. Estou me convencendo que a regra vale para literatura.
Eu não sou muito fã de novela, mas ultimamente virei aficcionada pela nova versão de Tititi, acho que por uma nostalgia de minha adolescência quando passou a versão original. Pois bem, quem acompanha deve saber do drama da personagem Marcela da atriz Isis Valverde, grávida, que sofre um acidente de carro com o amigo Osmar,o qual morre, e a mãe de Osmar, num mal entendido, pensa que a moça era namorada do seu filho e que o bebê que Marcela está esperando é seu neto. A moça acaba mantendo a versão, com pena da mãe do amigo que está com câncer. A moça é hostilizada pelo irmão de Osmar que, sabendo da história, acusa a moça de querer dar um golpe, já que a família é abastada. Com o tempo, acaba surgindo um clima de romance entre os dois.
Lembrou muito um filme, Amor por acidente, baseado no livro Casei-me com um morto, de Coronel Woolrich, onde um casal viajava num trem indo visitar os pais do moço, que iria apresentar a esposa grávida. Na viagem conhecem uma moça, também grávida, e fazem amizade. Ocorre um acidente no exato momento em que a segunda moça experimentava a aliança da outra. O casal morre no acidente, e a moça é acolhida pela família do rapaz como se fosse a esposa. Inicialmente ela também é hostilizada pelo irmão do rapaz falecido, mas no fim acabam se apaixonando e ficam juntos, mesmo sendo descoberto o engano. O filme é ótimo, quero ver se consigo ler o livro.
Andei dando uma olhada na novela Passione. A personagem da atriz Mariana Ximenes, Clara, me irrita profundamente, fazendo o marido de gato e sapato, e o pateta sem desconfiar de nada das suas falcatruas. Parecia que eu já tinha visto aquela história em algum lugar. Então lembrei do livro do Vargas Llosa, Travessuras da Menina Má, e tive certeza de que, na Literatura, na novela, tudo se copia.

Abaixo cena do filme Amor por acidente.

3 comentários:

Promoo disse...

Olá Angela,


Parabéns pelo teu blog, tá super diversificado e útil o conteúdo. Ótimas as dicas de cinema, livros e filmes. Nós da www.promoo.com.br seguiremos te acompanhando e anotando suas dicas de produtos interessantes!

Abraço.
promoo

Liz Marinho disse...

Ai Angela,
que bom que vim ler esse seu post.
Vi esse filme uma vez e não sabia o nome dele. Tinha adorado.
Agora vou poder ve-lo novamente!
;D
Beijos!

Claudia Bins (Cacau) disse...

Oi Flor,

Passei para deixar um beijo... ando bem desconectada (em função do repouso absoluto-sem internet inclusive- por conta da apressadinha da Juju :-)
Agora estou na 34 semana e as coisas devem ficar melhores, até ela nascer. Publiquei o teu post sobre Atlantic City, passa lá pra ver!

Beijocas em vc e no fofo do Gabriel!

Cacau