quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Escritor e o Marketing

Tecnologia é tudo hoje em dia, não? Para quem consegue aliá-la ao marketing, então, pode ser o segredo do sucesso.
O Carpinejar está fazendo o lançamento do livro Mulher Perdigueira com bate-papo com outros autores em várias capitais e utiliza o twitter para transmitir os eventos ao vivo. Estive no lançamento em Porto Alegre em que ele esteve conversando com a Martha Medeiros e o José Pedro Goulart. Foi muito interessante e tudo transmitido via twitter.
Hoje teve lançamento em São Paulo, e a conversa foi com a Marcia Tiburi. O vídeo está no blog do escritor.
Acho interessante observar a atuação do Fabrício na mídia, porque, além de ele ser um grande escritor, sabe fazer o marketing de si mesmo e se manter em evidência. E se utiliza de várias ferramentas tecnológicas, como blogs, twitter, etc, que lhe conferem visibilidade. Não adianta, com toda a gama de livros sendo lançados todos os dias, não basta ser bom , é preciso estar na vitrine se quiser que seus livros vendam. Quantos ótimos escritores a gente nem sabe que existe? Ponto para quem aposta em assessoria de imprensa ou desempenha bem esse papel, como é o caso do Carpinejar. Ele criou um personagem dele mesmo, uma imagem que chama a atenção e instiga a que as pessoas tenham curiosidade a respeito do que ele escreve ou tem a dizer. Pelo menos comigo foi assim e posso dizer que me surpreendi positivamente. É uma pessoa inteligentíssima, tem um raciocínio muito rápido e constrói as idéias de forma inusitada, deixando-nos sempre com algum questionamento, um ponto a refletir. Quem já conversou com o Fabrício ou leu algo dele sabe do que estou falando.
Hoje em dia compro tudo que ele lança, pois sei que a linguagem, a forma de dizer as coisas virão revestidas de subjetivismo, jamais serão lugar-comum, mas, ao mesmo tempo, permitirão uma identificação do leitor por tratar de temas do cotidiano.
Não li Mulher Perdigueira ainda, mas quando o fizer, conto por aqui.
Ah, e por falar nisso, outra coisa que favorece o escritor: o boca a boca é a melhor propaganda.

3 comentários:

Kelli Pedroso disse...

Well, somos discípulas dele. Eu já estou colocando em pratica o que aprendemos. Belo texto!

Márcia Luz disse...

Excelente reflexão a sua. Admiro muito quem sabe fazer MKT pessoal. é o meu ponto fraco.
Ah, obrigada pelo comentário em meu blog.
Um abraço

Anônimo disse...

É doido de pedra, ele, não? Tem um lado meloso e romântico. Aí aparece no programa do Jô e parece que pirou. Adoro o que ele escreve.
E o Mauro, do Taxitramas, você conhece?
Beijos.