domingo, 20 de junho de 2010

O Casaco do Dunga


Em tempos de Copa do Mundo, todo mundo emitindo opinião, resolvi dar meu pitaco. Não sobre futebol, que ninguém deve falar do que não sabe.
A gente está cansado de saber que gosto não se discute. Cada um usa o que quer, embora a moda esteja aí, impondo suas regras. Ainda assim, não é unânime. A exemplo disso, o casaco que o Dunga vestiu na estreia do Brasil na Copa. O povo do esporte todo malhando, Dunga cafona, contrata alguém para ajudar a te vestir; o povo da moda dizendo que ele é o técnico mais fashion. E na geral, todo mundo palpitando de um lado e de outro. Vai entender!
O cúmulo que ouvi foi de uma advogada, que visivelmente não entende nada de moda, a considerar o jeito que ela se veste, que “o casaco do Dunga era ridículo, até os nossos presos se vestem melhor!” Coitada, essa deve achar que Herchovitch é marca de xarope.
Particularmente, eu adorei o casaco do Dunga. Não só porque é um legítimo Alexandre Herchovitch, mas porque me remete ao Pequeno Príncipe nos conduzindo com sabedoria sobre os planetas-países que se perfilam até a final.
Admito, gosto do Dunga. Pronto falei. Podem me criticar, mas admiro a seriedade e a garra que ele põe no que faz. Passa a idéia de uma pessoa íntegra, dedicada, batalhadora, e, para mim, isso é motivo de orgulho. Se o casaco dele é bonito ou não, se combina com a ocasião, é o que menos importa.
O mais interessante nisso tudo é essa diversidade de opiniões. Ele pode vestir o que for que jamais vai agradar todo mundo. Daí que o importante é a pessoa se sentir bem consigo mesmo, o jeito de se vestir, atitudes, modo de pensar. Olhe para você, se o que vê não é motivo de orgulho, está na hora de rever seus conceitos. Reinvente-se, assuma o que lhe agrada, livre-se do que não lhe é natural. Quando a gente gosta de si, as críticas são recebidas como afagos no ego.Deve ser assim que o Dunga pensa: falem de mim!

2 comentários:

Taia Assunção disse...

Tai...gostei. Marido e eu também gostamos do Dunga. Ele é integro e age de acordo com suas convicções. Quanto ao casaco, só o fato dele contemplar um estilista brasileiro já é louvável. Excelente texto. Beijocas!

karla siqueira disse...

Ah simplesmente amei teu post hoje!!
concordo contigo em tudo; ah e tadinha dessa advogada né?Fico aqui imaginando como ela se veste para trabalhar todos os dias. Hertchovitch nome de remédio?Boa semana Angela, bjs karla