terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Viva o diferente!

O mais interessante de viajar, na minha opinião, é ter contato com a cultura do local, enriquecendo a si próprio com a experiência. Incrível que no Brasil pela sua imensidão, a cultura seja diferente de norte a sul. Estando eu de férias em Aracaju, estou me deliciando com essa diversidade: de comidas, de falas, de horários, de costumes.
A estranhamento já começa na chegada, com a falta do horário de verão. O dia termina cedo, pois anoitece às 6 da tarde. Em compensação, já desponta o sol por volta das 5 da manhã.
Aproveito para comer o que não temos no sul: caju direto do pé, amendoim cozido, cuscuz, dentre outras coisas e uma infinidade de sucos de frutas (cajá, umbu, graviola, mangaba, etc).
Me deleito também com a simpatia do nordestino (tão diferente de nós gaúchos sisudos), e seu jeito mole e cantado de falar. Aprendo novos vocábulos e expressões dessa terra.
A graça está em abrir-se, deixar-se levar e contaminar pelo outro, pelo diferente, sair da comodidade de nossos hábitos e experimentar o novo. Voltamos para casa enriquecidos e felizes. Pena que tem gente que tem preconceito e acha que só a sua cultura é que vale. Perde uma grande oportunidade de crescimento pessoal. E isso não se aplica só para viagens, mas para a vida. Temos muito a aprender com as pessoas.

Deixo vocês com a foto da bela árvore de natal de Aracaju, com a paisagem da cidade por trás.


foto Gustavo Barreto

Um comentário:

Unknown disse...

Ângela, que belo post! Traduz perfeitamente o meu sentimento em relação às viagens também... experimentar novas terras, culturas, falas, cheiros e sabores! Isso não tem preço!

E adorei a foto, é linda! Vou "emprestá-la" Para atualizar o post lá no Mosaicos...parabéns ao Gustavo, ficou linda!

Beijo grande e Feliza Ano Novo para você e sua linda família!

Cacau