segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Antes de eu voltar para casa...


De repente, comecei a me dar conta que o curso em Washington está acabando
Eu ouvia o Professor Ferrer falar, outro dia, com todo entusiasmo que lhe é peculiar
A respeito do crescimento do Brasil
Do quanto somos especiais,
De como somos privilegiados de termos sido escolhidos para fazer esse curso
E que a gente pode fazer muito pelo nosso país
Que o Brasil pode ser muito bem sucedido, com pessoas como a gente trabalhando por isso
E já está sendo, cada dia mais
Somos a elite de nosso país, somos inteligentes, temos formação, trabalhamos em órgãos públicos, tivemos a chance de ver o mundo de outro ângulo.
Ele espera que nós voltemos, e como os outros que já fizeram esse curso, demos continuidade a esse desenvolvimento do Brasil.
Segundo ele, se forem dadas condições para as pessoas trabalharem e fazer o que elas sabem melhor, vão progredir e melhorar sua vida e, conseqüentemente, contribuir para o crescimento do país também.
Enquanto ouvia isso, fui ficando cada vez mais emocionada.
Tanto pelas palavras do Professor,
Mas também pelo tom de despedida que foi invadindo
E tocando profundamente
Lágrimas... nunca consigo controlá-las
Foram quatro meses de convivência, amizade, estresse, estudo,
experiência, alegrias, dificuldades, saudade, solidão, compras, passeios, brigas, risadas...
Dou-me conta que nem sempre fui uma boa companhia,
De quanto eu podia ter sido uma pessoa melhor
E contornado maus-entendidos
Pode não ser fácil,
às vezes não percebemos
que somos pesados, e nem todo mundo está a fim de nos carregar.
Peço desculpas por quando fui pesada
Com certeza foi por fraqueza de não saber lidar com essa situação nova
Mais difícil ainda quando se está só
Longe de quem amamos
Esse grupo, que se conheceu há pouco, passa a ser nossa família
E como em toda família, pode haver desentendimentos...
e reconciliações...
Nunca é tarde
A vida tem várias formas de nos fazer crescer
Levo um pedacinho de vocês,
Cada um de um modo
Como é cada um
A seu modo, especial
Já sinto saudade de tudo isso
De todos...
Sinto que voltamos diferentes...
Que essa experiência nos impulsione
Em múltiplas direções,
mas que nossas ações convirjam para um único resultado:
O de ter contribuído de alguma forma para um Brasil melhor.
Obrigada IBI e Instituto Minerva, por acreditar que o Brasil pode dar certo
E por apostar na gente para fazer isso acontecer.

Nenhum comentário: