segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bike-taxi e Camarote TVCOM no blog zh moinhos

Tem dois posts novos meus no blog ZH Moinhos. Um é a respeito das bike-taxis

e outro é sobre o Camarote TVCOM que ocorreu no Shopping Moinhos.


Para acessar, basta clicar nos links acima.
Os comentários são sempre bem-vindos!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Crônica vencedora concurso Mario Quintana


(foto: google imagens)
Como eu estava devendo, publico hoje a crônica que ganhou terceiro lugar na categoria crônica no concurso Mario Quintana. Espero que gostem.

De cama

O repouso compulsório é desajeitado. Deixa a vaidade guardada nos armários.
O pijama assume a segunda pele. As pantufas são pesos arrastados pela casa.
Os cabelos não visitam o espelho.
A aparência é fútil comparada à da saúde que se pretende recuperar. Espera-se que a pessoa com quem dividimos a cama tenha essa mesma compreensão.
Nem todo mundo aceita um espantalho em roupas de dormir.
O repouso compulsório é demorado.
Diferente do ócio saudável das férias, esse precisa passar logo. Ser preenchido de qualquer modo. Mas pouca coisa passa durante a via crucis cama-banheiro-cama. De preferência com as cortinas fechadas para evitar a constatação de que o mundo lá fora não pára.
Os livros, o jornal, a tevê e a internet formam as contas do meu rosário.
O repouso compulsório é dependente.
Não sei se fiquei velha ou voltei a ser criança: alguém tem que fazer a maioria das coisas que eu fazia. Já que é assim, podiam também ler-me histórias. Ou apenas fazer-me companhia. É difícil enfrentar sozinha a teia de restrições médicas.
O repouso compulsório é dolorido
Esgotam-se as posições na cama; as costas pedirão trégua a qualquer momento.
Doem as articulações pelos programas perdidos; os músculos, pelos lugares a que não posso ir. Há uma estranha sensação de estar à margem.
Daqui, os velhos hábitos parecem diamantes.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Porta-malas - por Fabiana Campagna


Segue mais um texto enviado pela Fabiana Campagna. Achei muito legal a metáfora do porta-malas. O perfil dela está em post anterior "não sei brincar de bonecas". Obrigada Fabi por mais esta colaboração.

Hoje constatei que o porta-malas do meu carro é a manifestação do meu estado interior. De como ando me sentindo... E não adianta. Não consigo andar com ele vazio. Por mais que eu deseje isso, não consigo. E isso tem me intrigado.

Eu olho aquele compartimento enorme, cheio de coisas atulhadas, fazendo peso, roupas para costureira, sapatos pra mandar ao sapateiro, uma webcam pra instalar no notebook, semanas e mais semanas andando comigo e fico mal. Que capacidade que tenho de deixar coisas paradas em um canto, sem uso ou um fim! (Ou um começo!)
Já tentei tirar tudo que tenho lá dentro, mas a limpeza não dura um dia e já enfio outra tralha no lugar. Aí é que vem a tal da manifestação de que falei no início deste texto: eu ando cheia e preciso do vazio, da minha cabeça limpa, do corpo leve, das emoções soltas. Preciso tirar do meu porta-malas a seriedade com que olho pra tudo. A preocupação com o que vem depois e uma culpa sei lá do que gravada no meu cérebro.

Eu percebo, em mim, que os espaços vazios são difíceis de acontecer. Acordo, tomo banho, café, filha, colégio, trabalho, casa, almoço, relacionamento, exercício físico, janta, cama. Cada coisa parece representar um objeto jogado lá dentro. E quando me dou conta o tal do porta-malas nem sequer fecha mais! Aí começo a ocupar o banco traseiro do carro. Sim, porque ali ainda cabe a ligação que eu devo retornar a uma amiga, o dinheiro que nunca parece o suficiente, o negócio que não fechei, um prazo que não cumpri, a culpa por comprar uma roupa que não precisava – afinal de contas ainda tenho aquela para mandar a costureira. E assim acabo não enxergando mais o vidro traseiro do carro pelo espelho retrovisor. Não dá. Não há espaço.
Mas eu tomei uma decisão: prometo que vou tentar não carregar nada além do necessário para ir e vir, livre. Vou trocar meu carro por uma moto.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dramas


(foto: Gustavo Barreto)
Mais do que o temporal (ou tempestade) que se abateu sobre o Estado, duas outras notícias me sensibilizaram muito: a da mãe que esqueceu a filha de seis meses no carro e esta faleceu; e a da mãe solteira, soldado dos EUA que, designada para o Afeganistão, fugiu, pois não tinha quem cuidasse de seu bebê, o qual seria mandado para um abrigo. A mulher, ainda, acabou presa.
Eu imagino a angústia e o drama dessas duas mamães, a primeira, porque sofrendo a dor de perder a filha por ato seu, do qual vai se culpar o resto da vida; e a outra por ter que se separar do filhinho sem saber para onde este será mandado, ou se será bem cuidado.
Coloquei-me no lugar delas e me deu um aperto no peito tão grande que não pude evitar as lágrimas. Imaginei se ocorresse comigo e com meu bebê, acho que o desespero seria tão grande, tanta dor que não sei se daria para suportar.
Essa sou eu como mãe, vivendo todos os dramas das outras, rezando todos os dias para que Deus proteja meu filho das tragédias e que eu seja sempre capaz de cuidar dele.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Resultado do Sorteio do livro Budapeste

A grande sorteada foi a seguidora JOANA. Parabéns, Joana, aguardo seu email com seu endereço para que eu possa remeter o livro pelo correio.
Aos demais, obrigada pela participação e em breve novas promoções aqui no blog.

Só para esclarecer, o sorteio foi feito entre os 83 seguidores, mais as participações a mais dos seguidores que divulgaram o sorteio nos seus blogs ou indicaram amigos que seguiram o blog. Houve casos de pessoas que deixaram comentários no post de lançamento do sorteio, dizendo que queriam participar, no entanto, não seguiram o blog publicamente, daí não concorreram para o sorteio. A regra era clara.
Utilizei um programa do excel para efetuar o sorteio.

Até a próxima!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Miniconto vencedor do Concurso Nescafé "Não Deixe a Vida Esfriar"


Conforme prometido, segue o conto do Concurso Nescafé, que foi escolhido para integrar o livro dos Melhores contos para não deixar a vida esfriar. Aceito críticas (positivas ou negativas), pois sempre ajudam na melhora para os próximos. Aí vai:

A dois

Eu observava o vizinho da janela, buscando a inspiração que movesse as teclas do meu notebook. Todas as noites, na cozinha do prédio em frente, preparava seu café numa xícara vermelha.
Na vez em que ele não apareceu, fiquei chateada. Como mudava de planos sem avisar?
À porta, meu vizinho batia, trazendo a xícara.
Dividimos o café e a carência em porções iguais, consumindo-a entre goles e risadas.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vídeo do Vida e Saúde no You Tube

Para quem não assistiu, colocamos o vídeo do Programa Vida e Saúde com a entrevista minha e do Gabriel no You Tube. Para assessar, clique aqui .

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nos Cadernos de ZH

Saiu a notícia do prêmio literário com a foto da sessão de autógrafos da Antologia Fundação Brigada Militar na edição impressa do ZH Moinhos de hoje. Dá para acessar por meio do link

Também saiu um post no blog do ZH zona sul de ontem, sobre meu vizinho famoso, o técnico da seleção, Dunga. Acessem e deixem comentários!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Selinhos

Ganhei mais dois selinhos da Cacau do blog Mosaicos do Sul. Obrigada, querida, fico muito honrada com os mimos e com a lembrança. Prometo passar adiante em seguida. Ei-los.


Curtas

A entrevista que falei em outro post em que fui entrevistada sobre as dificuldades da amamentação vai ao ar neste sábado, às 8h, no Programa Vida e Saúde da RBS TV, com reprise no domingo de manhã na TVCOM (não sei bem o horário). Tomara que tenha ficado legal a edição.

Segundo meu amor, Gustavo, é possível fazer o sorteio do livro pelo programa excel. Faremos isso possivelmente hoje à noite (preciso da ajuda dele, pois sou analfabeta nessas ferramentas).

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Promoção Encerrada!

Gente, está valendo, quem se inscreveu como seguidor do blog até ontem está concorrendo ao sorteio do livro do Chico.

Eu pretendia fazer o sorteio por meio da internet mesmo, por aqueles sites especializados, mas acontece que tem algumas pessoas que divulgaram o sorteio no seu blog, ou tiveram amigos para quem indicaram o blog e então concorrem com mais de uma participação.

Decidi fazer de forma rústica mesmo, onde coloco os nomes em um saco, quem tem mais participações terá tantas vezes seu nome repetido e depois tiro um nome que será o vencedor. Só peço um pouco de paciência, pois dá um pouco mais de trabalho, mas, assim que possível, divulgo o resultado.

Aguardem!

Esclarecimentos sobre a Sessão de Autógrafos Nescafé

Preciso esclarecer que o local que ocorrerá a sessão de autógrafos dos dias 13 e 15 de novembro do livro de contos da Nescafé "Não deixe a vida esfriar" será no Espaço Nescafé na Feira do Livro, localizado ao lado da Tenda Passárgada, entre o Memorial do RS e o Santander.

Também é importante dizer que o livro não está a venda, para obtê-lo somente mediante a troca de dois rótulos de Nescafé.

Bom, mas quem se programou para ir não vá desistir por não ter os rótulos. Apareça de qualquer forma só para prestigiar. Eu ficaria muito honrada com a presença.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fotos da Sessão de Autógrafos da I Antologia FBM





Compartilho com vocês alguns registros da sessão de autógrafos de quinta-feira na Feira do Livro, da I Antologia da Fundação Brigada Militar.
É sempre emocionante participar de uma sessão de autógrafos, principalmente quando ocorre durante a Feira em que a gente pode entrar de verdade no clima.
As fotos, como sempre são do Gustavo Barreto (www.atelierdafoto.fot.br)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Não sei brincar com bonecas - por Fabiana Campagna


Estou publicando um texto recebido da Fabiana Camapagna, do blog Monto e desmonto
Fiquei super feliz com a participação dela aqui no blog. Segue o perfil dessa escritora, segundo ela mesma, e o texto "Não sei brincar com bonecas".
“Nascida em Porto Alegre, 37 anos, mãe, curiosa, graduada em Comunicação Social – RP pela PUCRS. Neste ano assumi que gosto da escrita e fiz uma Oficina Literária com Fabrício Carpinejar, quebrando o cadeado da porta por onde passam meus sonhos e vontades. Procuro o novo nas coisas que se repetem no dia-a-dia e escrevendo percebo e vivo intensamente as novidades descobertas. E tudo que escrevo me alivia, me faz rir, me arrepia.”

Não sei Brincar com bonecas

Nunca soube brincar de boneca. Sempre preferi outras brincadeiras a colocá-las no meio do meu dia. Brincava de ser professora, secretária, de pega-pega, empurrar pneu velho no pátio do colégio, de carrinho ou andar de balanço. Qualquer coisa mais legal do que travar diálogos e encenar com Suzies – pois Barbies não são figuras da minha infância.

Mas agora eu tenho um conflito. Não muito grande, mas significativo. Minha filha me convida para brincar de Barbie. Ela tem sete anos, vinte bonequinhas e um repertório fantástico de encenações com poderosa carga dramática. Material suficiente para gerar muitas horas de brincadeira. Penso que preciso experimentar a viagem e tento entrar no clima. Em instantes, temos o mini-cenário pronto e os papéis definidos: eu sou filha e ela, a mãe. Começo a brincar e minha mente, imediatamente, dispara críticas - “Tu não sabe brincar disso, mesmo!”, “Tu é ruim nesse negócio, hein?!?”, “Ah! Vamos acabar logo com isso, pelo Amor de Deus!”. É aí que resolvo dizer a ela que não sei brincar; e digo. Vem a resposta imediata “Mãe tu brinca tri bem de boneca!” e aqueles olhos vibrantes, felizes afirmam que sou ótima no ofício. Então, suspiro, me posiciono melhor no chão do quarto, tentando me entregar mais.

Neste exato momento, percebo que a questão não é saber ou não brincar de boneca. Eu acho chato brincar com elas. Bonecas não me dizem nada. Não me inspiram. Não me tocam. Não falam, não beijam, não abraçam, não sentem. Mas o que faço? Digo que acho chato? Ou vou além dos meus conceitos? Afinal, é bem possível que elas sirvam como ponte para acessar a imaginação infantil, tão fértil, sem limites, aberta, e, no final das contas, me mostrar o quanto é fácil ser feliz. Felicidade feita de simples brincadeira e um bom abraço no final.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Mix" Faith no More


Estive no show do Faith No More no Pepsi on Stage, anteontem, 03/11/09, e fiquei surpresa com o repertório da banda. Para quem esperava um rock pesado, foi supreendido por baladas mais lentas e até uma música tipo "anos 50", que lembrava o ritmo de "New York, New York". Eu estava na espectativa para ver se os fãs cabeludos e metaleiros da banda iam se rebelar, mas, não, foram educados e curtiram as "novidades". Juro que na hora da música anos 50, eu achei que a banda estava tirando onda com o público, como se testando a paciência dos fãs, sabe? porque o estilo era muito diferente das clássicas que a consagraram.
De todo modo, valeu para ver e ouvir ao vivo o Faith No More, que estava eletrizante no palco e empolgou do fim ao começo.
Vale a pena prestigiar eventos desse porte quando vem a Porto Alegre.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Campanha dos Parceiros Voluntários: Montanha Desafio do Saber

Recebi um email dos Parceiros Voluntários para divulgação aqui no blog da Campanha desse ano na Feira do Livro de Porto Alegre, que é a seguinte:

DESAFIO MONTANHA DO SABER

Já pensou em ajudar a arrecadar 5.000 livros em apenas 7 horas?
A Parceiros Voluntários desafia você e seus amigos para ajudar na arrecadação de livros, que serão doados para Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre e a montar a maior Montanha do Saber do nosso Estado. No dia 07 de novembro, sábado, das 10h às 17h, voluntários estarão recebendo as doações no Armazém A1 do Cais do Porto, no Largo da Escrita, durante a programação da 55ª Feira do Livro.
Participe, leve a sua turma, convide os amigos e doe Livros.
Desafio Montanha do Saber

Quando? 07 de novembro de 2009 – sábado
Que horas? Das 10h às 17h
Onde: Largo da Escrita - Armazém A1 do Cais do Porto Portão 10 – acesso pelo Guaíba - Porto Alegre -RS

Achei muito legal a iniciativa e pretendo participar.
Estão todos desafiados!

Obrigada à Deisi Remus que enviou o email nos informando da Campanha.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Meus autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre

Gostaria de convidar a todos para as sessões de autógrafos em que estarei autografando na Feira do Livro. São resultado de concursos literários que participei e que de alguma forma fui vencedora. Ficaria muito honrada em contar com a participação de vocês. São as seguintes:

Dia 05/11/09, às 20h, no Memorial do RS, sessão de autógrafos da Antologia do Concurso Literário da Fundação Brigada Militar, em que tirei primeiro lugar na categoria crônica, com a crônica "Escolhas" já publicada aqui no blog, e onde há também o conto "3ª DP" que teve o décimo lugar.

Dia 14/11/09, às 18h, no Memorial do RS, sessão de autógrafos da Antologia "Primeiras Histórias", do Concurso Literário Mario Quintana, em que tirei terceiro lugar na categoria crônica, com a crônica "De cama".

Dias 13 e 15/11/09, das 14 às 16h, sessão de autógrafos do Concurso de Contos Nescafé, "Não deixe a vida esfriar", em que tive um conto escolhido para integrar a antologia.

Espero todos lá.