sexta-feira, 31 de julho de 2009

Influenza A



Eu escrevi um texto sobre minha (não)experiência com a nova gripe que acabou sendo publicado no blog Nave Mãe da Zero Hora. O link é o seguinte:

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=209976&blog=475&coldir=1&topo=3951.dwt
Pela relevância do tema, achei melhor transcrevê-lo aqui no blog também.

A Nova Gripe

Queria dividir uma experiência que talvez seja de utilidade pública.
Há umas três semanas atrás, tive uma gripe fortíssima que me deixou bem debilitada. Gripe no inverno é algo comum, não estivesse eu grávida, e o Rio Grande do Sul pipocando de casos da nova gripe, a tal Influenza A.
Um colega com quem trabalho comentou que esteve na Argentina e que a filha pequena agora apresentava os sintomas da Influenza A. Tive febre, então, como não é qualquer medicação que gestante pode tomar, achei melhor consultar um médico.
No Hospital Mãe de Deus, eles têm uma estrutura montada especialmente para atender os casos da nova gripe, situada ao lado do setor de emergência do hospital, onde os pacientes são recebidos, passam por uma breve entrevista, são encaminhados a uma consulta médica e, após, liberados, caso afastada a possibilidade de ser a Influenza A, ou colhido material para exame e medicados adequadamente, se houver suspeita da tal gripe. Só não se assuste que, de pronto, eles já te colocam uma máscara.
No meu caso, foi eliminada a hipótese de influenza A, porque não estive em viagem para locais afetados, nem diretamente em contato com doentes. Os sintomas também eram as da gripe comum. Ainda, em relação ao meu colega, era a filha que apresentava os sintomas e não ele, e eu não tive contato algum com a menina. De qualquer modo, fui orientada a prestar atenção na febre, uma vez que esta, para as gestantes, é perigosa, pois pode causar alguma deformação no feto, independentemente de ser a gripe comum ou a outra.
Bem, então, quem tiver suspeita de estar com a nova gripe, e não souber o que fazer, recomendo comparecer ao Mãe de Deus, que eles estão preparados para o atendimento e todas as orientações.
E se for gestante, a atenção deve ser redobrada, porque somos grupo hipossuficiente. Quer dizer, por causa do bebê, o organismo baixa a imunidade para que não seja visto como um corpo estranho a ser eliminado, então, consequentemente ficamos mais vulneráveis a doenças. Se tiver febre alta, é importante procurar um médico com urgência, a fim de ser corretamente diagnosticada e medicada. Fiquei muito impressionada com aquela gestante de Uruguaiana que apresentou febre alta numa sexta-feira e não procurou o médico, tendo baixado hospital na segunda-feira com a gripe A, onde veio a falecer. E depois já houve novos casos de óbito de gestantes.
Queridas gravidinhas, em caso de gripe, não deixem para depois, procurem um médico, saúde é coisa séria!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

28 Semanas!


Ebaaa! Mais uma semana de gestação!
Agora com 28 semanas a situação vai ficando mais tranquila, menos prematuro.
Mas, tenho falado para o Gabriel ficar bem quietinho na barriga que aqui fora está muito frio. Não vale a pena ele nascer agora. Em outubro será bem melhor :)

Estou um tanto cansada de ficar na cama. Que bom que minha amiga Kelli veio me visitar hoje. Os amigos ajudam a passar o tempo mais rápido.

Comecei a procurar na internet sites de bebês para comprar as coisas na web, já que não posso sair de casa. Também pedi para minha mana providenciar lã para eu fazer uma manta de tricô. Pena que não sei fazer coisinhas de bebê. Alguém conhece um site que ensine?

Minha empregada lavou as poucas roupinhas que o Gabriel tem para deixar tudo pronto. A visão do varal cheio daquelas pecinhas minúsculas me encheu de alegria. Divido com vocês a foto. Estou ficando mamãe besta não? É que já estou imaginando meu fofinho dentro delas.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Exposição Monstros do Rock no Moinhos Shopping


Não percam, acaba 31/07/09.
Vejam mais informações, no post que fiz para o blog do zh moinhos:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=208712&blog=455&coldir=1&topo=3951.dwt

Ou clicando no link do zh moinhos na barra de links que está aí à diretia.

VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR QUEM SÃO AS FERAS DA FOTO ACIMA? Está fácil não é?

beijos.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Gustavo de aniversário



Docinho, hoje é seu aniversário, mas eu que ganhei o presente de ter você há dois anos na minha vida me fazendo muito, muito, muito feliz.
A melhor parte do dia é quando estou com você!
Te amo muito!

domingo, 26 de julho de 2009

Mais dicas para as férias

Saiu mais um post meu no ZH Zona Sul com dicas para as férias.
Confira no endereço:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=206616&blog=618&coldir=1&topo=3951.dwt

Ou no site do zh zona sul: www.zerohora.com.br/zhzonasul
post de domingo 26/07/09

sábado, 25 de julho de 2009

Dicas culturais!

Ontem saiu um post meu no blog do zh zona sul sobre o "Viva o centro a pé", programa da Prefeitura de Porto Alegre de visitas guiadas pelo centro de Porto Alegre. Só que dessa vez, a visita seria estendida ao Moinhos de Ventos. Confira:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=207062&blog=455&coldir=1&topo=3951.dwt

No blog do zh zona sul, saiu um texto com dicas culturais que estão acontecendo por aqui. Veja no endereço abaixo:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=206192&blog=618&coldir=1&topo=3951.dwt

Também é possível acessar clicando no link dos blogs de zh que se encontram na lateral direita.
Os comentários são bem vindos!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Três coisas que eu queria falar

Puxa, está muito frio aqui em Porto Alegre. Hoje de manhã estava 4ºC e a previsão é de esfriar mais. Não sei por que não me importei de ficar de cama hoje :)

Ontem teve show do Nando Reis em Porto Alegre e, mais uma vez, não pude ir. Não sei o que acontece que cada vez que esse homem faz show eu não consigo ou não posso ir. Pelo menos o camarote TVCOM deu uma palinha do show ao vivo. Só para dar mais vontade. Fica para a próxima! De novo.

Descobri o Reader do google. Muito bom! Na verdade foi o Gustavo que me indicou. É muito legal porque você pode acessar todos os blogs que você acompanha de um único lugar. Fácil e prático. Ok, eu sei que já existe há um tempão, mas eu não conhecia e estou recomendando. Basta ter uma conta no google.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vitória semana a semana!


(foto Gustavo Barreto)
Hoje completo 27 semanas de gravidez.
Cada semana é uma vitória, pois significa mais um período que meu filho permanece em meu ventre, crescendo e se fortificando, e diminuem as chances de que tenha problemas se nascer prematuro.
Rezo para que Deus cuide da gente e ele venha no tempo certo!
Obrigada por todas as mensagens de incentivo.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Barrigão








Conforme anunciado, eis as fotos de barrigão. Como sempre, o fotográfo é o papai coruja Gustavo Barreto.
Quem quiser contratá-lo, favor entrar em contato pelo email barreto.gustavo@gmail.com

domingo, 19 de julho de 2009

Não sou a única!


(foto Gustavo Barreto)
Com várias pessoas que comento que estou de cama em razão da dilatação extemporânea do útero, muitas me comentam que também passaram por isso, ou conhecem alguém que já passou, e seus filhos estão aí, fortes e saudáveis.
Confesso que pensei que a gravidez fosse mais fácil, que o trabalho começaria com o nascimento do bebê. Saber que o repouso compulsório nesse período é algo que acontece com muitas mães de certa forma me conforta e me faz confiar que tudo vai dar certo no final. A natureza sabe o que faz! Estou aproveitando para dormir bastante, ler, escrever e bisbilhorar os sites para bebês na internet. Afinal tenho que comprar algumas coisinhas para o caso de o Gabriel chegar.
Aliás o Gustavo está todo bobo com o carrinho que comprou para o filho. Também tirou algumas fotos minhas de barrigão que, em seguida, pretendo postar aqui. Aguardem!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Angela no Jornal Unisinos

Foi divulgado no Jornal Unisinos (JU) a notícia do prêmio literário do poema "Meu amor regue as plantas".
Para ler a notícia, acesse o link abaixo:
http://www.juonline.com.br/index.php/graduacao/13.07.2009/entre-contos-cronicas-e-poemas/1f6a

sábado, 11 de julho de 2009

De cama! :(

Depois de uma gripe que me derrubou, fui ao hospital para ver se não tinha nada a ver com a tal influenza A e acabei descobrindo um dedo de dilatação, aos seis meses de gravidez, que me colocou de repouso absoluto.
O lado bom talvez seja poder me dedicar mais ao blog, às leituras e aos meus escritos, mas no meu segundo dia de repouso me pergunto se minhas costas irão aguentar tanto tempo na cama.
Tudo pelo bem do bebezinho e para que ele não venha antes.
Aceito sugestões para passar o tempo e quem não tiver nada melhor para fazer, favor vir me visitar.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Fotos do sarau




Com um pouco de atraso, deixo aqui o endereço de onde estão as fotos do sarau.
Coloco algumas aqui só para ficar com gostinho de quero mais!
Visitem a página. http://my.opera.com/gbarreto/albums/show.dml?id=814377
O fotógrafo, como sempre, é o Gustavo Barreto.