segunda-feira, 21 de abril de 2008

Crônica Premiada

Resolvi deixar a crônica premiada aqui de novo, em evidência por mais um tempo, dada a repercussão que ela teve e a sua importância na minha carreira literária e pela divulgação dada ao blog.
ESCOLHAS
Queria um cachorro, ganhei um passarinho. Queria tocar piano, ganhei um violão. Queria estudar Educação Física, fiz Direito.
Eu até gostava do Fininho, meu canarinho. Só que cachorro tinha tão mais a ver comigo. O do meu tio, por exemplo, era um vira-lata. Mas com nome de gente: Mário Sérgio, por causa do jogador do Inter, eu acho. Mário Sérgio sempre foi muito companheiro. Seguia a mim e a minhas primas. Fazia festa quando nos via. Falava com os olhos. Ganhava comida por ser alegre. Eu era assim e queria um bicho como eu. O Fininho combinava com o jeito do meu pai. Calmo, não incomodava ninguém, não dava trabalho, nem existia.
A paixão pelo piano não sei de onde veio, sei que gostava.Meu pai me convenceu do contrário.
- Como é que tu vai tocar numa festa para os amigos, vai ter que levar o piano nas costas? Violão é muito melhor, você leva pra onde quiser.
- Tá bom. – concordei.
Gostava tanto de meu pai que me deixava levar.Depois percebi. Não queria tocar em festas para os amigos, queria tocar para mim. Meu pai é que gostava de roda de violão com os amigos dele – tocava tambor - tomando chope, madrugada afora. Talvez quisesse tocar violão. Eu não. O violão não foi longe, por mais que gostasse de música.
Gostava de estudar. No fim do terceiro ano, decidi fazer vestibular para Educação Física. Passei em primeiro lugar. Não adiantou. Até piorou. Meu pai foi à loucura. Disse que não ia pagar o curso.Fiz as disciplinas do básico e suspendi. Quando já podia pagar minha própria faculdade, resolvi fazer Direito. Por coincidência, meu pai aprovou, mas aí eu já caminhava sozinha. Também tive meu próprio cachorro e me formei no que eu quis. Já o piano, optei por outras prioridades.
Criança não tem vontade. Os pais escolhem. No entanto, aquilo que eles desejariam ter feito – que o filho estudasse isso, que fosse aquilo. E o convencem. No final, até você acredita que queria aquilo. Uma ponta de frustração sempre fica. O bom é que quando adulto você resolve.
Ou vai para a terapia.
Ou tem filhos.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mais Divulgação do Prêmio - em 17/04/08

Quinta-feira, dia 17/04/08, foi um dia de muita divulgação para mim e o Antológicos.
Saiu uma super matéria no Jornal VS de São Leopoldo, p. 45, a respeito do prêmio literário, com menção do Antológicos. O link é o seguinte: http://www.ziptop.com.br/vp/jornalvs/default.asp?ed=1124

À uma hora da tarde, eu e a Kelli Pedroso estivemos na Rádio Unisinos falando ao vivo sobre o Antológicos e o curso. Foi uma experiência muito legal.
Pena que não sabíamos que a entrevista era ao vivo, então não conseguimos avisar o pessoal a tempo para ficar sintonizado. Mas se a gente conseguir a mídia, eu tento colocar aqui no blog.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Angela no Jornal Pioneiro

Mais uma notícia sobre o prêmio literário. Desta vez, foi na coluna 3 por 4 do Jornal Pioneiro de Caxias do Sul. Achei o texto do Carlinhos Santos bem legal, comparando a Promotora de Justiça com a escritora. O melhor foi que ele se enganou com minha idade em 10 anos a menos. E ainda divulgou o autor da foto, Gustavo Barreto. Adorei!

Confira aí a nota:

http://www.clicrbs.com.br/jornais/pioneiro/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=9660&template=&start=1&section=Sete+Dias&source=Busca%2Ca1827319.xml&channel=27&id=0&titanterior=&content=&menu=44&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Repercussão do Prêmio

Na semana passada, estive em Gramado para curso de capacitação criminal do Ministério Público. Incrível a repercussão do prêmio entre os(as) colegas. Muita gente veio me cumprimentar e dizer que adorou a crônica. Outros vieram elogiar o meu texto anterior sobre a mulher (abaixo aí no blog). Teve até um colega que veio discutir o final da crônica comigo, dizendo que não concordava. Quando expliquei a ele minha idéia, ele, então, concordou e disse que, antes, tinha entendido outra coisa. Muito legal! É o texto com vida própria, independente da idéia inicial ou intenção desta escritora.
Enfim, foi maravilhoso receber este feed back.

Angela na TV Unisinos

Saiu no sábado, na TV Unisinos, entrevista comigo sobre o prêmio literário. O programa foi ao ar às 12h30min, com reprise às 19h.
Foi muito legal gravar a entrevista, fiquei me sentindo a atriz (risos).
Vou conseguir o dvd do programa e depois coloco aqui no blog.
A divulgação está legal, não?

domingo, 6 de abril de 2008

Angela no Domínio Cultural

O site Domínio Cultural, onde sou colunista, também divulgou notícia a respeito do prêmio.
Passem lá e aproveitem para ler meus textos.
O endereço é o seguinte:
http://www.dominiocultural.com/premios.php?PHPSESSID=9ee95eb8058a9155026e241c0d7480c7

Antológicos


A primeira edição do Antológicos, coletânea de contos dos alunos de Formação de Escritores e Agentes Literários da Unisinos, foi um sucesso.

Estarei participando na segunda edição, juntamente com a Kelli Pedroso, da organização e serão incluídos dois contos meus (já que não participei da primeira edição).

Aguardem, logo o Antológicos estará nas livrarias.



Abaixo, segue link da notícia vinculada no jornal VS de São Leopoldo: http://www.ziptop.com.br/vp/jornalvs/default.asp?ed=1058

Também há comentário no blog do escritor Marcelino Freire:

http://www.eraodito.blogspot.com/

"E não parou por aí. Do baiano Sandro Ornellas eu trouxe o belo volume de poemas Trabalhos do Corpo (Editora Letra Capital). Do outro baiano Gustavo Rios já comecei a ler o original e pulsante O Amor É uma Coisa Feia (7Letras). Ufa! E mais: do Leandro Dóro ganhei a Tempero Verde, coletânea de suas histórias em quadrinhos. Para terminar, das meninas do curso de literatura da Unisinos recebi a antologia Antológicos e saravá!"

No blog do curso de Formação de Escritores:

http://saraudigital.blogspot.com/

E no J .U. online - Jornal da UNISINOS
http://www.juonline.com.br/especial_materia.asp?q_CodEditoria=16&q_CodMateria=6720

Angela no Réplica

Saiu mais uma reportagem do prêmio no Jornal Réplica da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Para quem quiser conferir, segue o endereço:
http://www.amprs.org.br/boletim_capa.asp?evento=04%20de%20Abril%20de%202008&veiculo=boletim ou

http://www.amprs.org.br/boletim_interna2.asp?codigo=6717&categoria=Principal&evento=04%20de%20Abril%20de%202008&veiculo=replica&igo=6717

Versão

Versão Gustavo Luiz para a crônica Escolhas:
"Meu pai queria que eu fosse fazendeiro. Escolhi a mulher que amo."
É um fofo, mesmo!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Reportagem no Jornal da Unisinos

Saiu ontem a publicação de uma reportagem a respeito do prêmio que recebi no Jornal da Unisinos. Achei a manchete bem sugestiva : Dos Tribunais aos Saraus.
Para quem tiver curiosidade o link da matéria é o seguinte: http://www.juonline.com.br/especial_materia.asp?q_CodEditoria=16&q_CodMateria=6721
e o do jornal é esse:
http://www.juonline.com.br/